Equipe
Existem duas equipes que são compostas por 5 jogadores cada (em jogo), mais 7 reservas.
Terreno de jogo
O jogo realiza-se em uma quadra retangular, cuja dimensão máxima é de 28 x 15m e a mínima é de 26 x 14m, limitado por duas linhas laterais e duas linhas de fundo, onde se situam as tabelas com os cestos.
Início do jogo
– O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central e esta só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto. A equipe que não ganhou a posse de bola fica coma seta a seu favor.
Duração do jogo
– Quatro períodos de 10minutos de tempo útil cada (Na NBA, são 12minutos), com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro período com uma duração de15 minutos, e com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período. O cronómetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.
Reposição da bola em jogo
- Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça por um lançamento fora das linhas laterais, exceto no caso de lances livres. Após a marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado atrás da linha do campo da equipe que defende.
Como jogar a bola
- A bola é sempre jogada com as mãos. Não é permitido andar com a bola nas mãos ou provocar o contato da bola com os pés ou pernas. Também não é permitido driblar com as duas mãos ao mesmo tempo.- Se tocar acidentalmente na bola com o pé ou com a perna também não é considerado violação.
- Quando está em drible pode dar o número de passos que pretende. - Quando terminar o drible, terá de lançar ou passar a bola, porque depois de controlar com as duas mãos não pode iniciar novamente o drible.
- A bola é jogada com as mãos podendo ser passada, driblada e arremessada. Ao jogador com a bola nas mãos só é permitido realizar dois apoios.
- Durante o drible não é permitido: driblar, agarrar e voltar a driblar; driblar simultaneamente com as duas mãos; acompanhar a bola com a mão (transporte).
Pontuação
- Um cesto é válido quando abola entra pelo aro, por cima. Um cesto de campo vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido para além da linha dos 3 pontos, situada a 6,25 m (valendo, portanto, 3 pontos); um cesto de lance livre vale 1 ponto.
Empate
– Os jogos não podem terminar empatados. O desempate processa-se através de períodos suplementares de 5 minutos. Executando torneios cujo regulamento obrigue a mais que uma mão, todos os clubes de possíveis torneios devem concordar previamente com o regulamento. Assim como jogos particulares, após o término do tempo regulamentar se ambas as equipes concordarem podem dar a partida por terminada.
Resultado
– O jogo é ganho pela equipe que marcar maior número de pontos no tempo regulamentar.
Lançamento livre
– Na execução, os vários jogadores, ocupam os respectivos espaços ao longo da linha de marcação, não podem deixar os seus lugares até que a bola saia das mãos do executante do lance livre; não podem tocar a bola na sua trajetória para o cesto, até que esta toque no aro.
Penalizações de faltas pessoais
– Se a falta for cometida sobre um jogador que não está em ato de lançamento, a falta será cobrada por forma de uma reposição de bola lateral, desde que a equipe não tenha cometido mais do que 4 (quatro) faltas coletivas durante o período, caso contrário é concedido ao jogador que sofreu a falta o direito a dois lances livres. Se a falta for cometida sobre um jogador no ato de lançamento, o cesto conta e deve, ainda, ser concedido um lance livre. No caso do lançamento não tiver resultado cesto, o lançador irá executar o(s) lance(s) livres correspondentes às penalidades (2 ou 3 lances livres, conforme se trate de uma tentativa de lançamento de 2 ou 3pontos).
Regra dos 5 segundos
- Um jogador que está sendo marcado não pode ter a bola em sua posse (sem driblar) por mais de 5 segundos.
Regra dos 3 segundos
- Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro da área restritiva (garrafão) do adversário, enquanto a sua equipe esteja na posse da bola.
Regra dos 8 segundos
- Quando uma equipe ganha a posse da bola na sua zona de defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer com que a bola chegue à zona de ataque.
Regra dos 24 segundos
- Quando uma equipe está de posse da bola, dispõe de 24 segundos para a lançar ao cesto do adversário.
Bola presa
– Considera-se bola presa quando dois ou mais jogadores (um de cada equipe pelo menos) tiverem uma ou ambas as mãos sobre a bola, ficando esta presa. A posse de bola será da equipe que tiver a seta a seu favor.
Transição de campo
– Um jogador cuja equipe está na posse de bola, na sua zona de ataque, não pode provocar a ida da bola para a sua zona de defesa (retorno).
Dribles
- Quando se dribla pode-se executar o n.º de passos que pretender. O jogador não pode bater a bola com as duas mãos simultaneamente, nem efetuar dois dribles consecutivos (bater a bola, agarrá-la com as duas mãos e voltar a batê-la).
Passos
– O jogador não pode executar mais de dois passos com a bola na mão.
Faltas pessoais
– É uma falta que envolve contato com o adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar, Marcar pela retaguarda, Deter, Segurar, Uso ilegal das mãos, Empurrar.
Falta antidesportiva
– Falta pessoal que, no entender do árbitro, foi cometida intencionalmente, com objetivo de prejudicar a equipe adversária.
Falta técnica
– Falta cometida por um jogador sem envolver contato pessoal com o adversário, como, por exemplo, contestação das decisões do árbitro, usando gestos, atitudes ou vocabulário ofensivo, ou mesmo quando não levantar imediatamente o braço quando solicitado pelo árbitro, após lhe ser assinalada falta.
Falta da equipe
– Se uma equipe cometer num período, um total de quatro faltas, para todas as outras faltas pessoais sofrerá a penalização de dois lançamentos livres.
Número de faltas
– Um jogador que cometer cinco faltas está desqualificado da partida.
Altura do aro
- A altura do aro até o solo é de 3,05 metros. Sendo na liga norte americana a NBA a altura é de 3,10 metros.
ATIVIDADES
1. Sobre o basquetebol e suas regras, marque (V) para alternativas verdadeiras e (F) para as falsas: (0,5)
( ) Correr com a bola, deliberadamente chutá-la, bloqueá-la com qualquer parte da perna ou bater na bola com o punho fechado é uma violação.
( ) A bola está fora da quadra quando ela tocar um jogador ou qualquer outro objeto que esteja em cima da linha lateral (limítrofe) da quadra.
( ) Sempre que um jogador ganha o controle de uma bola viva em sua zona de defesa, sua equipe deve fazer com que a bola chegue a sua zona de ataque dentro de doze(12) segundos.
( ) Um jogador fazendo a reposição poderá demorar mais que cinco (5) segundos para soltar a bola e pisar na quadra enquanto tiver a bola em sua(s) mão(s).
( ) É falta usar o antebraço ou mão estendida, enquanto dribla, para impedir que um adversário ganhe o controle da bola.
2. Vamos imaginar: estamos jogando uma partida de basquetebol em um campeonato interescolar, jogo difícil, com placar empatado, nossa equipe comete a quarta falta coletiva, ou seja, nossa equipe está submetida a uma situação de penalidade de falta. A partir de agora, dentro deste tempo de jogo, haverá uma mudança relacionada às faltas. Explique qual será esta mudança. (0,5)
1 comentários:
Muito bom seu conteúdo,foi de grande ajuda!!!
obrigado!!
Postar um comentário