RSS

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Basquetebol - 8º ano

ALGUMAS REGRAS E SINAIS DOS ÁRBITROS DO BASQUETEBOL

          O capitão é um jogador que representa sua equipe em quadra. Ele poderá se comunicar com os oficiais durante a partida para obter informações. Esta comunicação será feita de maneira cortês e somente quando a bola estiver morta e o cronômetro parado.
          Correr com a bola, deliberadamente chutá-la, bloqueá-la com qualquer parte da perna ou bater na bola com o punho fechado é uma violação. Mas, se a bola tocar acidentalmente qualquer parte do membro inferior (perna ou pé) não é uma violação.
          Um jogador está fora da quadra quando qualquer parte de seu corpo toca o solo ou qualquer objeto, que não um jogador, em cima, acima ou fora da linha limítrofe.

A bola está fora da quadra quando ela tocar:
• Um jogador ou qualquer outro objeto que esteja fora da quadra;
• O piso ou qualquer objeto na linha limítrofe ou fora de seus limites;
• Os suportes da tabela, à parte de trás das tabelas ou qualquer objeto acima da quadra de jogo.
          Um jogador não pode ficar na área restritiva do adversário por mais que três (3) segundos consecutivos enquanto sua equipe tem o controle de uma bola viva na quadra de ataque e o cronômetro de jogo está ligado.
          Sempre que um jogador ganha o controle de uma bola viva em sua zona de defesa, sua equipe deve fazer com que a bola chegue a sua zona de ataque dentro de oito (8) segundos.
          Sempre que um jogador ganhar o controle de uma bola viva em quadra, sua equipe deverá tentar um arremesso para a cesta dentro de vinte e quatro (24) segundos.
          Um jogador que está com o controle de uma bola viva em sua zona de ataque, não poderá fazer com que a bola seja retornada ilegalmente para sua zona de defesa.
          É uma falta de um jogador de ataque com a bola se:
• 'Enganchar’ ou abraçar um braço ou cotovelo em torno de um jogador de defesa para obter uma vantagem ilegal;
• 'Empurrar' para impedir um jogador de defesa de jogar ou de tentar jogar a bola, ou para criar mais espaço entre si e o jogador de defesa;
• Usar o antebraço ou mão estendida, enquanto dribla, para impedir que um adversário ganhe o controle da bola.
          É uma falta de um jogador de ataque sem a bola ‘empurrar’ para:
• Ficar livre para receber uma bola;

• Impedir que um jogador de defesa jogasse ou tentasse jogar a bola;

• Criar mais espaço entre ele e o jogador de defesa.
 ATIVIDADES
1. Sobre o basquetebol e suas regras, marque (V) para alternativas verdadeiras e (F) para as falsas:
(  ) Correr com a bola, deliberadamente chutá-la, bloqueá-la com qualquer parte da perna ou bater na bola com o punho fechado é uma violação.
(  ) A bola está fora da quadra quando ela tocar um jogador ou qualquer outro objeto que esteja em cima da linha lateral (limítrofe) da quadra.
(  ) Sempre que um jogador ganha o controle de uma bola viva em sua zona de defesa, sua equipe deve fazer com que a bola chegue a sua zona de ataque dentro de doze(12) segundos.
(  ) Um jogador fazendo a reposição poderá demorar mais que cinco (5) segundos para soltar a bola e pisar na quadra enquanto tiver a bola em sua(s) mão(s).
(  ) É falta usar o antebraço ou mão estendida, enquanto dribla, para impedir que um adversário ganhe o controle da bola.

2. Vamos imaginar: estamos jogando uma partida de basquetebol em um campeonato interescolar, jogo difícil, com placar empatado, nossa equipe comete a quarta falta coletiva, ou seja, nossa equipe está submetida a uma situação de penalidade de falta. A partir de agora, dentro deste tempo de jogo, haverá uma mudança relacionada às faltas. Explique qual será esta mudança.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2 comentários:

Unknown disse...

yare yare daze

Unknown disse...

ora ora ora ora ora ora ora ora ora ora ora ora ora ora ora ora ora ora ora ora ora ora ora ora ora ora oraaaaaaaaa

Postar um comentário

Mensagem

Mensagem

Obrigado pela visita!!!

Obrigado pela visita!!!
Pratique esportes! Brinque muito! Divirta-se ...
 
Copyright Educação Física Escolar 2009. Powered by Blogger.Designed by Ezwpthemes .
Converted To Blogger Template by Anshul .