RSS

sábado, 10 de março de 2012

3º ano do Ensino Médio - 1º Bimestre


EDUCAÇÃO FÍSICA E O ESTILO DE VIDA ATIVO

A atividade física acompanha a espécie humana desde os tempos mais remotos. Há muitos milênios, a atividade física permitia ao homem realizar tarefas diárias como caça e pesca; possibilitava, ainda, que ele se defendesse ou fosse capaz de fugir. Numa sociedade sem carros, controles remotos, armas de fogo e fornos de micro-ondas, o esforço físico e o trabalho muscular eram absolutamente essenciais para a continuidade da espécie.
      Atualmente, com as novas tecnologias, somos capazes de passar dias, semanas e meses sem realizar grandes esforços físicos, sem que, para isso, seja necessário deixar de trabalhar, cozinhar ou estudar. Já não há relação da atividade física com os deuses ou com a sobrevivência da espécie.
      Em nenhum outro momento da história da humanidade a atividade física esteve tão relacionada à saúde, sendo reconhecida e recomendada por profissionais da medicina, da motricidade, da psicologia, da fisioterapia, entre outros. Assim, é bem pouco contestável a ideia dos benefícios advindos da prática regular de atividade física. 

Os efeitos da atividade física no organismo


  • - No cérebro: a atividade física estimula a liberação de substâncias como a endorfina, que melhora o funcionamento do sistema nervoso central, proporcionando sesnsação de bem-estar, elevando a auto-estima, reduzindo depressão e ansiedade, melhora o controle do apetite.
  • - Nos pulmões: a atividade física aumenta a rede de pequenos vasos que irrigam os alvéolos pulmonares, melhorando o aproveitamento do oxigênio pelo pulmão. Desse modo a respiração fica mais eficiente.
  • - No coração: a atividade física reduz os fatores de risco para as artérias, como pressão arterial e colesterol elevados, melhora o funcionamento do coração e aumenta a resistência aos esforços físicos.
  • - Nos músculos: a atividade física estimula o desenvolvimento das fibras musculares, fortalecendo a massa muscular, aumentando a flexibilidade e melhorando ou mantendo as outras capacidades físicas.
  • - Nos ossos: a atividade física ajuda a reduzir os riscos a osteoporose e fraturas na velhice.

Benefícios da atividade física na saúde geral


      Os principais efeitos benéficos da atividade física e do exercício descritos na literatura estão relacionados abaixo:
  • - efeitos antropométricos e neuromuscular: diminuição da gordura corporal, incremento da massa muscular...
  • - efeitos metabólicos: diminuição da frequência cardíaca em repouso e no trabalho submáximo, melhora da sensibilidade à insulina...
  • - efeitos psicológicos: melhora o autoconceito, melhora a auto-estima, melhora da imagem corporal, diminuição do estresse e da ansiedade, melhora da tensão muscular e da insônia...
      Com esses efeitos gerais do exercício, tem-se mostrado benefício no controle, no tratamento e na prevenção de doenças.



0 comentários:

Postar um comentário

Mensagem

Mensagem

Obrigado pela visita!!!

Obrigado pela visita!!!
Pratique esportes! Brinque muito! Divirta-se ...
 
Copyright Educação Física Escolar 2009. Powered by Blogger.Designed by Ezwpthemes .
Converted To Blogger Template by Anshul .