RSS

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Gasto Calórico e IMC (9º ano)

    Todos os dias, acordado ou dormindo, você gasta energia para manter o seu corpo em funcionamento. Esta energia é chamada de caloria e vem dos alimentos que ingerimos. Quanto mais calorias consumimos maior será nossa necessidade de gastá-las em atividades tanto físicas quanto intelectuais, já que se você não gastar toda a energia o seu corpo vai guardar o que não foi consumido, e você sabe como ele faz isso? Ele estoca a energia que não foi gasta em forma de células de gordura.
    Então quando vemos aqueles “pneuzinhos” crescendo é sinal de que estamos consumindo mais energia do que gastamos. Calcular a quantidade de energia gasta pelo nosso corpo em uma atividade física não é uma tarefa fácil, já que esse cálculo depende de vários fatores como o metabolismo individual, o peso, a intensidade e o tempo da atividade física e também se o praticante é um homem ou uma mulher.
    Porém, apesar dessas dificuldades, podemos através de uma formular simples fazer um cálculo estimativo, ou seja, um valor que se aproxima da realidade. Para isso temos a tabela abaixo, onde encontramos a estimativa de gasto energético para várias atividades.
Com os dados da tabela fica bem mais fácil calcular o gasto energético aproximado de várias atividades. Para tanto, pegue a quantidade de calorias gastas por minuto e multiplique pelo tempo que a pessoa praticou ou praticará a atividade física escolhida. Um exemplo prático seria:
    Jogar 30 minutos de futebol poderá ter um gasto energético estimado de:

GCE (gasto calórico estimado) = t x unidade gasta por minuto
GCE= 30 x 8.5 = 255 kcal

Índice de massa corporal – IMC
    O índice de massa corporal é uma fórmula dada por uma razão que indica se um adulto ou adolescente está acima do peso, se está obeso ou abaixo do peso ideal considerado saudável. A fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal é:


Após o cálculo devemos olhar na tabela para avaliar o resultado. Nesse caso o avaliado será considerado no peso normal.


1 comentários:

Unknown disse...

GOSTARIA DE COMPRAR AS APOSTILAS DE EDUCAÇÃO FISICA
ENDEREÇO
SILVARHATTO@GMAIL.COM

Postar um comentário

Mensagem

Mensagem

Obrigado pela visita!!!

Obrigado pela visita!!!
Pratique esportes! Brinque muito! Divirta-se ...
 
Copyright Educação Física Escolar 2009. Powered by Blogger.Designed by Ezwpthemes .
Converted To Blogger Template by Anshul .