sexta-feira, 24 de junho de 2011

Jogos Cooperativos

“BARALHO EM GRUPO”
Material Necessário: Fichas de Papel e Caneta
Objetivo: Integrar todos os participantes da forma como chegaram ao grupo

• Cada integrante recebe 03 fichas (ou pedaços de papel)
Em cada ficha, escreva um conselho. - Primeira Ficha: conselho para si mesmo; 
- Segunda Ficha: para alguém da família; - Terceira Ficha: para um amigo querido
Regras básicas: Não se identifique; Não identifique a pessoa do conselho; Letra
legível; Foco da mensagem positivo.
• Todas as mensagens são entregues ao focalizador que irá misturá-las e devolver
aos integrantes do grupo.
• Cada um lê o conselho que pegou e fala um pouco sobre as identificações que teve
com o conselho (ou não) e, independente de ter a ver com a realidade de quem
pegou o conselho, de que forma acredita que ele pode ser útil.
• Para terminar, abrir para compartilhar sensações, idéias, etc...

“SENTAR EM GRUPO”
Peça para que os participantes em pé formem um círculo voltados para dentro dele. Agora pede-se que todos virem para a direita, de modo que cada um fique de frente para as costas do colega, como numa fila circular. Cada um deve juntar a ponta dos pés nos calcanhares do colega á sua frente, colocando as mãos na cintura dele;O facilitador contará até três pausadamente, e as pessoas devem senta-se nos joelhos de quem está atrás, vagarosamente. Todos ao mesmo tempo;Se alguém perceber que vai perder o equilíbrio deve comunicar ao grupo, imediatamente. Tentar várias vezes até que consigam atingir o objetivo.Quando houver um equilíbrio, uma coesão no grupo, o facilitador solicitará que todos soltem a mão direita e levantem para o alto. Em seguida, a mão esquerda.Finalmente pede-se a todos que coloquem a mão na cintura do colega a sua frente e, após a contagem até três, por parte do facilitador, levantam-se todos juntos, vagarosamente.Repete-se então o mesmo processo, porém de olhos fechados.
Dicas: O grupo perceberá que o equilíbrio conjunto impede que alguém caia ao chão.É importante distribuir as pessoas de acordo com o peso e altura proporcionais, para que possam sentar-se com tranqüilidade.
“JOGO DAS IDENTIFICAÇÕES”
Material Necessário: Música
Objetivo: Apresentação não verbal. Descontração e Mudança de Hábitos
• Cada participante escolhe um número de 1 a 10 sem contar pra ninguém
• Coloca-se uma música bacana e todos começam a dançar
• Aos poucos as pessoas começam a se cumprimentar somente através dos toques de
mão.
Desafio: Devem ser formados 10 sub grupos, de acordo com os apertos de mãos.
• À medida que forem se encontrando as pessoas devem permanecer juntas até que
todos os integrantes tenham encontrado seus grupos.
• Formados os grupos, cada integrante (dentro do seu subgrupo) diz o que gostaria
de ganhar. (algo que possa se realizar naquele momento). EX: massagem, abraço,
beijo, ouvir uma música, sentar em uma cadeira etc...
“JOGO DO ANJO”
Material Necessário: Papel, caneta, e uma caixa para colocar mensagens
Objetivo: Estimular a aproximação entre as pessoas; amenizar distâncias entre pessoas;
Cuidar do grupo de uma maneira cooperativa
- Da mesma forma que “amigo secreto”, cada um sorteia uma pessoa que será a sua
protegida sem que a mesma perceba, durante o tempo estipulado (sugestão, tempo de
encontro daquele grupo. Por exemplo, se é um final de semana, dura os dois dias, se é um
projeto de um ano, dura um ano, se é uma pós-graduação, dura o tempo do curso).
- Durante todo o tempo estipulado para a brincadeira, a idéia é que cada um “cuide” da
pessoa que sorteou, com bilhetinhos, presentes, abraços e beijos, e qualquer coisa que faça
o bem.
- O Jogo termina no último momento daquele grupo junto, quando, os anjos e protegidos
são revelados. E, assim como no amigo secreto, vale combinar de levar uma lembrancinha.
OBS é interessante que seja estimulada a brincadeira para que não perca a graça.

“FUTEBOL MALUCO”

Material Necessário: Bolas e Campo grande
Objetivo: Descontração, quebra de paradigmas, cooperação, respeito aos limites do “outro”
Desafio: fazer gols
• Dividir dois times, de preferência com o mesmo número de cada lado
• Colocar várias Bolas, de vários tamanhos, cores e pesos.
• O Jogo acaba quando algum time completar 3 gols (ou o que for definido por eles)
• Porém sagra-se campeão, aquele time que mais se divertiu e não o que fez os gols
necessariamente. Essa decisão poderá ser tomada pelo grupo todo, ou pelo
focalizador
• Abrir uma discussão no final.

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