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segunda-feira, 21 de março de 2016

Conteúdo para a 1ª série Ensino Médio

RESGATE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

          O homem não nasceu pulando, saltando, jogando. Todas essas atividades corporais foram constituídas em determinadas épocas históricas como resposta a determinados estímulos, desafios ou necessidades humanas.


TEORIA DA EVOLUÇÃO DO HOMEM


HOMEM PRIMITIVO
          Para garantir sua subsistência e adaptar-se as condições do meio ambiente, o homem primitivo possuía muitas qualidades físicas, para sobreviver; estava constantemente exercitando-se, com isso, aprendeu naturalmente a caçar, pescar, nadar, construir, lutar, defender-se – exercícios úteis que lhe permitam satisfazer as suas principais necessidades, impostas na sua relação com a natureza e com os outros homens.
Examinando exatamente a história da Antiguidade, podemos inferir que, assim como os exercícios físicos, os jogos e as danças já faziam parte da língua do homem. Existem vestígios de que eram continuamente praticados de diferentes formas; jogo de mimica, de lutas, danças guerreiras e religiosas (como reverência aos deuses). Enfim, sem saber, o homem descobria maneiras de exteriorizar seu estado de espírito e sentimentos. E, com o passar dos tempos percebeu-se que o homem não vivia sozinho e sim em grupos e foi se aglomerando e constituindo pequenos povos e, por sua vez originando diferentes culturas.
 

GREGOS E ROMANOS
          A ginástica originou-se na Grécia visava ao aperfeiçoamento físico, à beleza e à harmonia de forma, por meio de exercícios e jogos praticados nos ginásios.
          Possuía importância fundamental na cultura desse povo, que foi também o criador dos Jogos Olímpicos. Os jogos eram realizados de 4 em 4 anos, em olímpiadas. Eram homenagens aos deuses gregos e ainda uma forma pacífica de reunir suas populações que viviam em guerra.
IDADE MÉDIA E RENASCIMENTO
          Na época medieval, predominavam os torneios e os duelos entre cavaleiros e cavaleiras que apesar de serem realizados de forma muito solene eram muito violentos sobretudo devido ao armamento utilizado: lanças e espadas.
Na renascença, recuperou-se a concepção dos gregos: uma educação voltada para o homem de forma integral: “o físico, o intelectual e a moral”, retomando dessa forma o valor da atividade física.
û SÉCULO IV: queda dos Jogos Olímpicos pela suplementação das antigas crenças das divindades olímpicas pelo cristianismo.
û JUSTAS E TORNEIOS: Esgrima, arco e flecha, marchas e corridas a pé.
û CRUZADAS: Organizadas pela Igreja nos séculos XI, XII e XIII, exigiram preparação militar.
û CAVALARIA: Cavaleiro, nobre a serviço das causas justas e ideais da Igreja. Participava das Justas, Torneios e caças feudais.

NO BRASIL

A Educação Física no Brasil nos leva à época do descobrimento: os portugueses quando chegaram aqui encontraram indígenas habituados à prática de atividades físicas, da mesma forma que o homem primitivo, pois os mesmos possuíam habilidades naturais e, na luta pela sobrevivência, praticavam natação, arco e flecha, corridas, saltos, pesca, canoagem, montaria, lutas e outros. Outra contribuição indígena foi o jogo de peteca.
Na época da escravidão, uma cultura foi introduzida pelos escravos africanos: capoeira, que é a mistura de dança, jogo e competição de demonstrar o sentimento de emoção e saudade de um povo.
1930 (Pré-guerra) – as exigências continuavam sendo de corpos atléticos e disciplinados, pois precisava-se garantir a defesa da pátria.
1945 (Segunda Guerra Mundial) – o escolanovismo buscava estimular o interesse do aluno e sua auto-realização.
1970 – presenciou-se a existência de um regime autoritário de poder: a Ditadura Militar.
- Pedagogia Tecnicista
- privatização do ensino
- criadas inúmeras instituições universitárias.
1971 – manteve a ênfase na aptidão física, tanto na organização das atividades como em seu controle e avaliação. O Regime Militar favoreceu a expansão da Educação Física nas escolas, porém a qualidade do ensino ficou comprometida, pois os professores valorizavam o rendimento físico, a perfeição e o domínio dos movimentos adquiridos por meio da aplicação de métodos rígidos de automatização e adestramento, para se atingir um melhor desempenho esportivo.

TRABALHO AVALIATIVO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
A partir do texto estudado e de todo o processo de ensino-aprendizagem de Educação Física na sua vida escolar, busque maiores informações sobre a história dessa disciplina.
– Evolução das atividades físicas na Antiguidade: China, Índia, Japão, Egito, Grécia, Roma e Brasil;
- A Educação Física na Idade Média, Renascença, Iluminismo, Idade Contemporânea e Calistenia;
- Evolução da Educação Física e do Esporte Moderno no Brasil e no Mundo: Atletismo, Basquete, Futebol, Ginástica, Handebol e Lutas.

1 comentários:

Unknown disse...

A importância dos movimentos corporais de acordo com as atividades de educação física escolar..

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