RESGATE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
O homem não nasceu pulando, saltando,
jogando. Todas essas atividades corporais foram constituídas em determinadas
épocas históricas como resposta a determinados estímulos, desafios ou
necessidades humanas.
TEORIA DA EVOLUÇÃO
DO HOMEM
HOMEM PRIMITIVO
Para garantir sua subsistência e adaptar-se as condições do
meio ambiente, o homem primitivo possuía muitas qualidades físicas, para
sobreviver; estava constantemente exercitando-se, com isso, aprendeu
naturalmente a caçar, pescar, nadar, construir, lutar, defender-se – exercícios
úteis que lhe permitam satisfazer as suas principais necessidades, impostas na
sua relação com a natureza e com os outros homens.
Examinando exatamente a
história da Antiguidade, podemos inferir que, assim como os exercícios físicos,
os jogos e as danças já faziam parte da língua do homem. Existem vestígios de
que eram continuamente praticados de diferentes formas; jogo de mimica, de
lutas, danças guerreiras e religiosas (como reverência aos deuses). Enfim, sem
saber, o homem descobria maneiras de exteriorizar seu estado de espírito e
sentimentos. E, com o passar dos tempos percebeu-se que o homem não vivia
sozinho e sim em grupos e foi se aglomerando e constituindo pequenos povos e,
por sua vez originando diferentes culturas.
GREGOS E ROMANOS
A ginástica originou-se
na Grécia visava ao aperfeiçoamento físico, à beleza e à harmonia de forma, por
meio de exercícios e jogos praticados nos ginásios.
Possuía importância
fundamental na cultura desse povo, que foi também o criador dos Jogos Olímpicos.
Os jogos eram realizados de 4 em 4 anos, em olímpiadas. Eram homenagens aos
deuses gregos e ainda uma forma pacífica de reunir suas populações que viviam
em guerra.
IDADE MÉDIA E RENASCIMENTO
Na época medieval,
predominavam os torneios e os duelos entre cavaleiros e cavaleiras que apesar
de serem realizados de forma muito solene eram muito violentos sobretudo devido
ao armamento utilizado: lanças e espadas.
Na renascença, recuperou-se a concepção dos gregos: uma educação
voltada para o homem de forma integral: “o físico, o intelectual e a moral”,
retomando dessa forma o valor da atividade física.
û SÉCULO IV: queda dos Jogos Olímpicos pela suplementação das
antigas crenças das divindades olímpicas pelo cristianismo.
û JUSTAS E
TORNEIOS: Esgrima, arco e flecha,
marchas e corridas a pé.
û CRUZADAS: Organizadas pela Igreja nos séculos XI, XII e
XIII, exigiram preparação militar.
û CAVALARIA: Cavaleiro, nobre a serviço das causas justas e
ideais da Igreja. Participava das Justas, Torneios e caças feudais.
NO BRASIL
A Educação Física no Brasil nos leva à época do
descobrimento: os portugueses quando chegaram aqui encontraram indígenas
habituados à prática de atividades físicas, da mesma forma que o homem
primitivo, pois os mesmos possuíam habilidades naturais e, na luta pela
sobrevivência, praticavam natação, arco e flecha, corridas, saltos, pesca,
canoagem, montaria, lutas e outros. Outra contribuição indígena foi o jogo de
peteca.
Na época da escravidão, uma cultura foi introduzida
pelos escravos africanos: capoeira, que é a mistura de dança, jogo e competição
de demonstrar o sentimento de emoção e saudade de um povo.
1930 (Pré-guerra) – as exigências continuavam sendo de
corpos atléticos e disciplinados, pois precisava-se garantir a defesa da
pátria.
1945
(Segunda Guerra Mundial) – o escolanovismo buscava
estimular o interesse do aluno e sua auto-realização.
1970 – presenciou-se a existência de um regime
autoritário de poder: a Ditadura Militar.
- Pedagogia Tecnicista
- privatização do ensino
- criadas inúmeras instituições universitárias.
1971
– manteve a ênfase na aptidão física, tanto na
organização das atividades como em seu controle e avaliação. O Regime Militar
favoreceu a expansão da Educação Física nas escolas, porém a qualidade do
ensino ficou comprometida, pois os professores valorizavam o rendimento físico,
a perfeição e o domínio dos movimentos adquiridos por meio da aplicação de
métodos rígidos de automatização e adestramento, para se atingir um melhor
desempenho esportivo.
TRABALHO AVALIATIVO DE
EDUCAÇÃO FÍSICA
A partir do texto
estudado e de todo o processo de ensino-aprendizagem de Educação Física na sua
vida escolar, busque maiores informações sobre a história dessa disciplina.
– Evolução das
atividades físicas na Antiguidade: China, Índia, Japão, Egito, Grécia, Roma e
Brasil;
- A Educação Física na
Idade Média, Renascença, Iluminismo, Idade Contemporânea e Calistenia;
- Evolução da Educação
Física e do Esporte Moderno no Brasil e no Mundo: Atletismo, Basquete, Futebol,
Ginástica, Handebol e Lutas.
1 comentários:
A importância dos movimentos corporais de acordo com as atividades de educação física escolar..
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