Agora que o ano está se encerrando, já acabaram as provas, os trabalhos e as recuperações, então, é chegada a hora de decidir a vida dos alunos em relação às notas, à participação e ao desempenho de cada um no decorrer do ano letivo.
Na Escola Estadual Custódio Ribeiro da Silva, estamos em fase de pré-conselho, para que possamos estar mais mais conscientes do desenvolvimento de cada aluno, e que os professores possam estar com tudo pronto para o conselho de classe final!
Para que possamos entender melhor o que é o Conselho de Classe, indico algumas considerações e atribuições, fique atento!!!
Atribuições do Conselho de Classe:
a) Emitir parecer sobre assuntos
referentes ao processo ensino-aprendizagem, decidindo pela revisão da
nota ou anulação e repetição de testes, provas e trabalhos destinados a
avaliação do rendimento escolar em que ocorram irregularidade ou dúvidas
por parte dos alunos, pais ou responsáveis, quanto aos resultados
obtidos.
b) Analisar o pedido de reconsideração dos pareceres emitidos pelo Conselho de Classe nos casos relacionados no item anterior e, esgotadas todas as possibilidades de solução para o problema, consultar a instância superior imediata para a decisão final.
c) Avaliar as atividades docentes e discentes, possibilitando replanejamento dos objetos e das estratégias de execução da programação, com vistas à melhoria do processo ensino-aprendizagem.
d) Responsabilizar o professor de cada disciplina, ao término do Conselho de Classe, pelo preenchimento do documento de avaliação e freqüência, adotado pela rede estadual de ensino a ser entregue na Secretaria da Unidade Escolar;
e) Propor medidas para melhoria do aproveitamento escolar, integração e relacionamento dos alunos na turma;
f) Estabelecer planos viáveis de recuperação contínua e paralela dos alunos, em consonância com o Plano Político Pedagógico da Unidade Escolar.
g) Assegurar a elaboração e execução dos planos de adaptação de alunos transferidos, quando se fizer necessário, atendendo a legislação específica.
b) Analisar o pedido de reconsideração dos pareceres emitidos pelo Conselho de Classe nos casos relacionados no item anterior e, esgotadas todas as possibilidades de solução para o problema, consultar a instância superior imediata para a decisão final.
c) Avaliar as atividades docentes e discentes, possibilitando replanejamento dos objetos e das estratégias de execução da programação, com vistas à melhoria do processo ensino-aprendizagem.
d) Responsabilizar o professor de cada disciplina, ao término do Conselho de Classe, pelo preenchimento do documento de avaliação e freqüência, adotado pela rede estadual de ensino a ser entregue na Secretaria da Unidade Escolar;
e) Propor medidas para melhoria do aproveitamento escolar, integração e relacionamento dos alunos na turma;
f) Estabelecer planos viáveis de recuperação contínua e paralela dos alunos, em consonância com o Plano Político Pedagógico da Unidade Escolar.
g) Assegurar a elaboração e execução dos planos de adaptação de alunos transferidos, quando se fizer necessário, atendendo a legislação específica.
Pauta do Conselho de Classe
Item 1 – Auto-avaliação do professor:
Relato breve
Relato breve
- Como colocou em prática as linhas de ação comuns propostas no bimestre:
- Em que avançou, que dificuldades teve;
- Que inovações na metodologia ou avaliação conseguiu pôr em prática;
- A que causas atribuíram o sucesso ou a falha nas tentativas que fez;
- Como está fazendo a recuperação paralela.
Item 2 – Análise diagnóstica das turmas:
A análise das turmas deve apontar causas, ou ao menos, sugerir hipóteses de causas dos problemas que o grupo apresenta, para que se possam propor ações concretas ou atitudes que podem produzir as modificações desejadas.
A análise das turmas deve apontar causas, ou ao menos, sugerir hipóteses de causas dos problemas que o grupo apresenta, para que se possam propor ações concretas ou atitudes que podem produzir as modificações desejadas.
Item 3 – Linhas de ação ou ações concretas:
Definir o que vamos fazer em decorrência das necessidades apontadas na Análise da Turma.
Definir o que vamos fazer em decorrência das necessidades apontadas na Análise da Turma.
Item 4 – Alunos para serem alertados e/ou encaminhados para acompanhamento especial:
- Problemas disciplinares;
- Cumprimento das normas previstas no P.P.P.;
- Freqüência às aulas;
- Dificuldades de relacionamento com a classe;
- Pouco interesse e dedicação;
- Dificuldades de aprendizagem.
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