RSS

sábado, 20 de outubro de 2012

Regras do Voleibol - 9º ano



Objetivo do jogo

O objetivo do jogo é que cada equipe envie a bola regularmente por cima da rede para a quadra oposta, cuidando para que a mesma não caia no solo de sua própria quadra. Cada equipe deve utilizar até 3 toques para lançar a bola à quadra adversária.
O jogo é iniciado pela equipe que ganhar o sorteio feito pelo árbitro na presença dos capitães das duas equipes. Cabe ao vencedor do sorteio escolher o direito de sacar ou escolher o lado da quadra; ao perdedor resta a alternativa. Caso haja o 5º set, o árbitro realizará um novo sorteio.

QUADRA


Tamanho da quadra
9 metros de largura
18 metros de comprimento
Zona de defesa – 6 metros
Zona de ataque – 3 metros
 - Linhas: de fundo, de ataque, lateral e central

Jogadores

Uma equipe oficial de voleibol é composta por 12 jogadores, sendo 6 titulares e 6 reservas.

Substituição

Cada equipe tem direito a fazer 6 substituições por set, sendo que o jogador substituído, só poderá voltar à quadra na posição de quem o substituiu.

Posicionamento

 No momento em que a bola é golpeada pelo sacador, cada equipe deverá estar posicionada dentro do seu próprio campo (exceto o sacador), com duas linhas de jogadores. Estas linhas não precisam ser necessariamente retas.
Os 3 jogadores que se colocam ao longo da rede formam a linha de frente ou de ataque e ocupam as posições 4 (esquerda), 3 (centro) e 2 (direita).
Os 3 jogadores que formam a linha de fundo ou de defesa ocupam as posições 5(esquerda), 6(centro) e 1(direita).Cada jogador da linha de defesa deve estar posicionado mais afastado da rede que o jogador da linha de ataque correspondente.
Uma vez que o saque for efetuado, os jogadores podem deslocar-se de suas posições e ocupar qualquer posição dentro de sua quadra e na zona livre.

Rodizio

Quando a equipe receptora do saque ganha o direito de sacar, seus jogadores efetuam o rodízio, avançando uma posição no sentido horário (o jogador da posição 2 vai para o saque, posição 1, que por sua vez vai para a posição 6 e assim sucessivamente).

Rede

A altura da rede para equipes adultas é de 2,43 metros para homens e 2,24 para mulheres.

Fundamentos
Saque, toque de bola por cima e manchete, passe, levantamento, cortada ou ataque e bloqueio são os fundamentos do voleibol.

Pontuação

Para ganhar um jogo uma equipe deve vencer 3 sets. Para ganhar um set uma equipe deve fazer 25 pontos, com uma diferença de, no mínimo, 2 pontos da equipe adversária. Caso haja empate em 24 a 24 (pontos), o jogo continuará até que uma das equipes obtenha 2 pontos de vantagem.
Caso haja empate em 2 a 2 (sets), um 5o. set será realizado para desempatar o jogo. Se ao chegar no final deste set e as 2 equipes estiverem empatadas, o jogo prosseguirá até que haja diferença de 2 pontos. Quando uma das equipes atingir o 8º ponto, imediatamente trocarão de lado na quadra sem demora e sem troca de posições.
Cada equipe tem direito a um pedido de tempo do técnico (a qualquer momento do jogo) e 2 tempos obrigatórios no 8º e 16º pontos de cada set, com exceção do 5º set que não há tempo obrigatório e o técnico tem direito a um pedido de tempo. Neste set a pontuação vai até 15 pontos e em caso de empate em 14 a 14 (pontos), o jogo continua até que haja diferença de 2 pontos.

Líbero


É um jogador que tem muita habilidade para passar a bola e defender aos ataques adversários. Substitui qualquer jogador de defesa e não pode atacar. Pode entrar e sair quantas vezes quiser o técnico e não é considerada uma substituição normal. O líbero não pode sacar, ser capitão e levantar da zona de ataque.

1 comentários:

Unknown disse...

cade as regras???

Postar um comentário

Mensagem

Mensagem

Obrigado pela visita!!!

Obrigado pela visita!!!
Pratique esportes! Brinque muito! Divirta-se ...
 
Copyright Educação Física Escolar 2009. Powered by Blogger.Designed by Ezwpthemes .
Converted To Blogger Template by Anshul .