RSS

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Fundamentos do voleibool - 7º ano



CARACTERÍSTICAS DO VOLEIBOL
POSIÇÃO DE EXPECTATIVA BÁSICA
              É o estado de prontidão que o jogador assume, posicionando o corpo de forma que responda imediatamente a um estímulo e aja em condições ideais de velocidade e qualidade de movimento. A posição básica é aquela que introduz a execução dos demais fundamentos.
         TOQUE DE BOLA POR CIMA
É o fundamento mais característico do jogo de voleibol e é responsável, na maioria das vezes, pela preparação do ataque, ou seja, pelo levantamento. 

MANCHETE

É o fundamento mais utilizado para a recepção de saques e para a defesa de bolas cortadas, pois o contato da bola se faz no antebraço, que é uma região que suporta melhor os fortes impactos provocados por ela nessas situações, quando comparado com os dedos que são utilizados pelo toque.

SAQUE POR BAIXO
O jogo de voleibol inicia-se com um saque, dando-se um golpe na bola solta no ar, pelo jogador que ocupa a posição 1, o qual estará atrás da linha de fundo, em qualquer lugar dos 9 metros de comprimento que ela possui.
 
SAQUE POR CIMA
O saque por cima também é conhecido como saque tipo tênis. Em virtude da velocidade que o braço pode atingir, o impacto na bola é bem mais potente que o saque por baixo.
 
CORTADA
 É o fundamento do voleibol que finaliza a maioria das ações ofensivas e visa enviar, por meio de um forte golpe dado durante um salto, a bola de encontro ao chão da quadra adversária.

BLOQUEIO
O bloqueio é um fundamento que visa interceptar junto à rede, a bola cortada pelo adversário. Essa habilidade de caráter defensivo pode se tornar ofensiva quando consegue enviar a bola contra o chão da equipe atacante.
 

sábado, 20 de outubro de 2012

Sistemas táticos do Voleibol - 8º ano



Os movimentos realizados em conjunto pelos jogadores de uma equipe, para marcar pontos ou se defender do ataque da equipe contrária, são chamados de tática. No voleibol, de acordo com o estudo tático, os jogadores são divididos em cortadores e levantadores.
Durante a partida, após a equipe se defender de um saque ou de um ataque adversário, o segundo jogador a tocar a bola geralmente executa o toque de levantamento, que é uma preparação para o ataque. Os jogadores que, dentro de uma equipe, melhor executam o toque de levantamento são chamados levantadores. O jogador que tem a função de cortar é chamado cortador/atacante.
Sistema tático básico 3x3: Um sistema tático básico do voleibol é o sistema 3x3, em que os cortadores e os levantadores dispõem-se intercaladamente na quadra.

 

Sistema 4x2

No sistema 4x2, são utilizados 2 levantadores e 4 cortadores. Neste sistema, no início do set, o melhor cortador da equipe fica na posição 4 e o melhor levantador fica na posição 6. O melhor cortador fica na posição 1, o terceiro na posição 5 e o 6 quarto na posição 2. Isto contribui para que haja um equilíbrio de forças na equipe. Sempre teremos um bom cortador na rede, além de possíveis variações se necessário, tais como:
• Infiltrações da defesa para o ataque de um dos defensores;
• Levantamento feito por um dos cortadores da rede;
• Variação na posição dos atacantes para melhor aproveitamento da jogada.

 

Sistema 5x1 e 6x0

          No sistema 5x1, há cinco cortadores e um levantador. O levantador tem por tarefa distribuir a bola a seus atacantes. Quando o levantador estiver na zona da frente, disporá de 2 jogadores na posição de cortadores e, quando estiver na defesa, terá 3 cortadores na posição de atacantes.
No sistema 6x0, há 6 cortadores que se alternam nos levantamentos. Pode-se aproveitar um dos atacantes numa posição como cortador e em outras como levantador. É possível também utilizar a infiltração de um dos jogadores da defesa para o levantamento.

Regras do Voleibol - 9º ano



Objetivo do jogo

O objetivo do jogo é que cada equipe envie a bola regularmente por cima da rede para a quadra oposta, cuidando para que a mesma não caia no solo de sua própria quadra. Cada equipe deve utilizar até 3 toques para lançar a bola à quadra adversária.
O jogo é iniciado pela equipe que ganhar o sorteio feito pelo árbitro na presença dos capitães das duas equipes. Cabe ao vencedor do sorteio escolher o direito de sacar ou escolher o lado da quadra; ao perdedor resta a alternativa. Caso haja o 5º set, o árbitro realizará um novo sorteio.

QUADRA


Tamanho da quadra
9 metros de largura
18 metros de comprimento
Zona de defesa – 6 metros
Zona de ataque – 3 metros
 - Linhas: de fundo, de ataque, lateral e central

Jogadores

Uma equipe oficial de voleibol é composta por 12 jogadores, sendo 6 titulares e 6 reservas.

Substituição

Cada equipe tem direito a fazer 6 substituições por set, sendo que o jogador substituído, só poderá voltar à quadra na posição de quem o substituiu.

Posicionamento

 No momento em que a bola é golpeada pelo sacador, cada equipe deverá estar posicionada dentro do seu próprio campo (exceto o sacador), com duas linhas de jogadores. Estas linhas não precisam ser necessariamente retas.
Os 3 jogadores que se colocam ao longo da rede formam a linha de frente ou de ataque e ocupam as posições 4 (esquerda), 3 (centro) e 2 (direita).
Os 3 jogadores que formam a linha de fundo ou de defesa ocupam as posições 5(esquerda), 6(centro) e 1(direita).Cada jogador da linha de defesa deve estar posicionado mais afastado da rede que o jogador da linha de ataque correspondente.
Uma vez que o saque for efetuado, os jogadores podem deslocar-se de suas posições e ocupar qualquer posição dentro de sua quadra e na zona livre.

Rodizio

Quando a equipe receptora do saque ganha o direito de sacar, seus jogadores efetuam o rodízio, avançando uma posição no sentido horário (o jogador da posição 2 vai para o saque, posição 1, que por sua vez vai para a posição 6 e assim sucessivamente).

Rede

A altura da rede para equipes adultas é de 2,43 metros para homens e 2,24 para mulheres.

Fundamentos
Saque, toque de bola por cima e manchete, passe, levantamento, cortada ou ataque e bloqueio são os fundamentos do voleibol.

Pontuação

Para ganhar um jogo uma equipe deve vencer 3 sets. Para ganhar um set uma equipe deve fazer 25 pontos, com uma diferença de, no mínimo, 2 pontos da equipe adversária. Caso haja empate em 24 a 24 (pontos), o jogo continuará até que uma das equipes obtenha 2 pontos de vantagem.
Caso haja empate em 2 a 2 (sets), um 5o. set será realizado para desempatar o jogo. Se ao chegar no final deste set e as 2 equipes estiverem empatadas, o jogo prosseguirá até que haja diferença de 2 pontos. Quando uma das equipes atingir o 8º ponto, imediatamente trocarão de lado na quadra sem demora e sem troca de posições.
Cada equipe tem direito a um pedido de tempo do técnico (a qualquer momento do jogo) e 2 tempos obrigatórios no 8º e 16º pontos de cada set, com exceção do 5º set que não há tempo obrigatório e o técnico tem direito a um pedido de tempo. Neste set a pontuação vai até 15 pontos e em caso de empate em 14 a 14 (pontos), o jogo continua até que haja diferença de 2 pontos.

Líbero


É um jogador que tem muita habilidade para passar a bola e defender aos ataques adversários. Substitui qualquer jogador de defesa e não pode atacar. Pode entrar e sair quantas vezes quiser o técnico e não é considerada uma substituição normal. O líbero não pode sacar, ser capitão e levantar da zona de ataque.

Mensagem

Mensagem

Obrigado pela visita!!!

Obrigado pela visita!!!
Pratique esportes! Brinque muito! Divirta-se ...
 
Copyright Educação Física Escolar 2009. Powered by Blogger.Designed by Ezwpthemes .
Converted To Blogger Template by Anshul .